Entenda o que são Planos de Saúde coletivo por adesão.

Conheça os benefícios e como funciona o Plano de Saúde coletivo por adesão.

Compartilhe

A categoria de Planos coletivo por adesão são feitos para grupos, que podem estar ligados à mesma empresa, associação ou sindicato. Esses Planos precisam ser negociados com uma administradora, para que os colaboradores possam ter acesso aos benefícios.

Em geral, o coletivo por adesão funciona da mesma forma que um Plano individual, já que os beneficiários podem ter acesso a consultas, exames, cirurgias, exames, entre outros, da mesma forma. Porém, enquanto no individual, o contratante vai até uma operadora ou corretora, no coletivo por adesão, o contrato é feito por meio de uma administradora de benefício, e necessita de uma afiliação do contratante a uma entidade de classe.

Quais as vantagens do Plano de Saúde coletivo por adesão?

Esse tipo de Plano tem diversas vantagens e, entre elas, o valor é um dos mais atrativos! Em Planos de Saúde coletivo por adesão, as mensalidades costumam ser cerca de 50% mais baratas do que as convencionais.

No coletivo por adesão, a administradora não considera o perfil dos integrantes de forma individual, mas em grupo, enquanto em planos individuais, quanto mais chance você tiver de visitar um médico, mais você pagará em suas mensalidades, por exemplo.

Outra vantagem é que os planos coletivos por adesão possibilitam a inclusão de dependentes, que está prevista em lei. A cobertura do Plano pode se estender ao grupo familiar do titular no contrato até o terceiro grau de parentesco, possibilitando a cobertura de toda a família.

Nesse tipo de Plano, a carência também funciona diferente. Em geral, ela é menor do que nos Planos individuais, e os contratantes podem utilizar os benefícios sem esperar tanto, podendo utilizar logo após a contratação, em alguns casos.

Quem pode ter um Plano Coletivo por adesão?

De acordo com a ANS, apenas os que se encaixam nas seguintes categorias podem contratar:

  • Conselhos profissionais e as entidades de classe que exijam registro para o exercício da profissão; 
  • Associações profissionais legalmente constituídas, com pelo menos um ano de atuação; 
  • Sindicatos, as centrais sindicais e as respectivas federações e confederações; 
  • Cooperativas de profissionais e empreendedores em profissões e áreas de atuação regulamentadas. 

Todos que se enquadram em alguma dessas categorias e tem vínculo com elas, podem contratar um plano com uma administradora. 

Conforme citamos anteriormente, um Plano de Saúde coletivo por adesão pode trazer diversos benefícios, principalmente quando o assunto é pagar menos.

Leia também